Gerenciar um negócio não é uma tarefa fácil, principalmente um negócio que lida com a venda de produtos diversificados, como um supermercado. Mas, só porque é difícil, não significa que você não deve buscar formas de administrá-lo bem. Confira algumas dicas sobre gestão de supermercados, e os erros que você não pode cometer.
Então, vamos logo ao que interessa!
Gestão de Supermercados
Para gerenciar um supermercado é preciso entender o mínimo sobre comércio. Mas, na verdade, é preciso também se colocar no lugar dos clientes, em primeiro lugar. Como você gostaria de ser tratado ao entrar em um supermercado? Como gostaria que os produtos fossem organizados?
Claro que você não deve levar a opinião do cliente em todos os aspectos, mesmo porque eles têm preferências bem particulares, no entanto, o cliente é o que faz o seu supermercado funcionar, então o que ele pensa é bem importante sim.
Não cuidar do estoque
Um dos erros mais comuns sobre gestão de supermercados é a falta de cuidado com o estoque. Não é porque os produtos estão estocados no lugar certo, que você não terá nenhum problema com eles.
Você já deve ter reparado que alguns produtos têm o prazo de validade mais curto do que outros, o que significa que você deve colocá-los à venda primeiro.
Dar preferência para uma marca específica
Outro erro muito comum cometido na gestão de supermercados é dar preferência para uma marca específica na hora de organizar os produtos na sessão.
Isso não deve ser feito, porque apesar de você achar aquela marca boa, pode não ser a mesma preferência do cliente, que não quer ter dificuldades para encontrar as marcas que gosta dentro de um supermercado.
Dê o mesmo espaço para todas as marcas em todas as seções, e deixe os preços bem visíveis, assim, o cliente poderá observar bem todas as opções.
Não treinar bem os funcionários
Se o cliente não consegue encontrar a sua marca preferida de detergentes na seção, ele procura um atendente. Se o atendente não for prestativo, o cliente continuará sem encontrar o seu detergente.
O funcionário deve ser treinado para ser o mais gentil possível e levar a pessoa até a prateleira na qual está o produto que ela não consegue encontrar. Nada de mandá-lo virar à direita e depois à esquerda. Isso não pode acontecer.
Não fazer promoções
Outro erro comum é não fazer promoções. Os picos de faturamento de um supermercado se dão por causa das promoções.
Além disso, você não irá conseguir vender os produtos que estão perto do vencimento de forma rápida se não colocá-los na promoção. É melhor vender mais barato do que perder tudo e ter um enorme prejuízo, certo?
Bom, agora você já entende melhor sobre gestão de supermercados. Esses são os erros que você não deve cometer de jeito nenhum!
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Ápice.
Sucesso e até logo!