Há quem nunca tenha parado para refletir sobre isso, mas uma gestão profissional traz na verdade, a garantia de sobrevivência da indústria de confecção.
Sobrevivência e longevidade tem sido dois pontos que tem preocupado a cabeça de muitos empreendedores da indústria de confecção. Isso porque cada dia se torna mais difícil atuar com alta performance e isso não se dá somente devido à crise instalada no Brasil, mas devido a alguns outros fatores associados à concorrência.
Não é difícil verificar empresas falindo e deixando de ter alta performance e isso está associado a algo, que muitas vezes, passa até despercebido: a falta de gestão profissional.
E o que é mesmo a gestão profissional?
A gestão profissional se trata na verdade, de um modelo de atuação empresarial que envolve inteligência e alta capacidade em gerir, desenvolver e capacitar equipes.
A inteligência organizacional, bem como a boa competitividade dependem dessa gestão, que está associada a estruturação de sistemas de informações e trabalhos que facilitam a execução das funções ligadas à indústria de confecções.
A metodologia da gestão profissional engloba a revisão de modelos de trabalho que são voltados:
- Ao planejamento,
- A tomada de decisões,
- A administração de pessoal.
Avaliando dessa forma, todas as áreas econômicas e sociais da empresa.
No contexto da gestão profissional é crucial se levar em conta:
- A importância do monitoramento ambiental,
- A revisão da evolução do trabalho realizado na indústria,
- Os principais fatores de entrave e de força para o setor de confecções,
- Os profissionais atuantes,
- As posturas éticas e não éticas,
- As percepções profissionais e humanas,
- As práticas e modelos de trabalhos,
- Dentre outros aspectos.
A partir do momento em que a indústria de confecção atuar nesse sentido, ela será tão forte como uma rocha que usa as dificuldades apenas para se moldar e se tornar ainda melhor.
Dessa maneira é possível desenvolver conceitos de gestão baseados na alta performance, no estímulo de equipes e de setores, interconectando o ambiente com as pessoas ali envolvidas e equilibrando todas as demais abordagens de motivação e incentivo.
Nesse sentido é preciso criar conexões com os colaboradores, de maneira que entendam a real necessidade de se fazerem presentes e atuantes no melhor desempenho para que a empresa possa se desenvolver firme, forte e crescente diante ao mercado.
Então, eis que chega a pergunta que não quer calar: Como fazer a gestão profissional na indústria de confecção?
Na hora de contratar, faça uma triagem efetiva dos colaboradores que realmente possuem diferenciais e talentos para produzirem mais e melhor.
Busque também avaliar em que áreas ou setores a indústria está falhando, dessa forma é possível saber onde e como é possível melhorar. Seja na parte de criação, seja na parte de desenvolvimento ou de vendas.
Saiba ouvir o que os empregados têm a dizer. Muitas vezes estes são deixados de lado, mas quem melhor poderia dar um feedback sobre as “dores e sabores” do negócio, senão quem está de perto, atuando dia a dia?
Invista em treinamentos e não ache que isso é um gasto. Na verdade, se trata de um investimento que seja em curto, médio ou longo prazo, pode sim dar retorno. A depender da situação e do que foi explorado no processo de aprendizagem.
Reforce as políticas da qualidade e excelência. Pequenos detalhes são esquecidos com a rotina, por isso, relembrar e reforçar conceitos e regras passa a ser fundamental para que o bom desempenho da indústria de confecção se faça presente.
Por fim e não menos importante, analise as oportunidades que surgem com as experiências vivenciadas nas fases de bonança e de lutas.
Desenvolvendo-se dessa forma, o setor da indústria de confecção tem maiores e melhores chances para atuar com vigor e eficiência em todos os sentidos!
Sucesso!