A construção de um relacionamento positivo com fornecedores é essencial para o sucesso do posto de combustíveis como empresa. Além de garantir uma boa reputação no mercado, reforça a imagem do posto junto aos clientes em razão dos resultados e da eficiência oferecidos.
As boas oportunidades de negócios, as facilidades advindas de parcerias, assim como as vantagens do alinhamento empresa/fornecedor viabilizam passos maiores e mais consistentes na direção do crescimento de seu posto. Lembre-se de que sempre existe uma cadeia de suprimentos por trás de uma empresa competitiva.
Acompanhe o post e conheça 4 dicas para manter um bom relacionamento com fornecedores já!
1. Mantenha o foco na qualidade
Quando selecionar seus fornecedores, considere que o valor de uma cadeia de suprimentos reside não apenas no custo, mas na qualidade dos produtos e serviços oferecidos. De que adianta o melhor preço se os produtos não chegam no prazo?
Elenque as exigências que atendam suas necessidades para que elas sirvam de referência na seleção de fornecedores.
Permita que aqueles que primam por valores de excelência no atendimento tenham a oportunidade de lhe oferecer seus produtos e serviços além da parede limitante dos preços baixos. Com isso, você poderá iniciar um trabalho de gestão dos fornecedores.
Um produto de qualidade, entregue no tempo certo, com o profissionalismo que a questão exige e o prazo de pagamento que você precisa constituem o melhor componente competitivo. E isso é o seu fornecedor quem pode providenciar. Portanto, na hora de selecionar, mantenha o foco na qualidade.
2. Alinhe seus processos
Uma grande iniciativa para a construção de um relacionamento com fornecedores é o alinhamento dos respectivos processos. Assim, chame seu parceiro, mostre para ele sua programação de compras e sua necessidade de estoque e peça para ele indicar os melhores períodos.
Se possível, construa junto ao seu fornecedor as respectivas agendas de suprimentos. Conheça as necessidades dele e exponha as suas.
Promova encontros com seus fornecedores para que as relações sejam construídas como verdadeiros parceiros. Esse tipo de relação ganha/ganha é essencial para a competitividade que o crescimento do posto necessita.
3. Fortaleça a comunicação
Para construir uma relação com fornecedores, é imprescindível que sejam fortalecidos os canais de comunicação. Estar mais próximo e dialogando sempre ajuda nessa construção.
Assim, mantenha-se conectado com seus fornecedores. Considere-os nas suas estratégias de comunicação com seus clientes, por exemplo, quando planejar uma promoção para quem abastecer no posto.
Promova reuniões que aproximem os interesses comuns com vistas a aprimorar o alinhamento antes referido.
Crie informativos para seus clientes em parceria com seus fornecedores. Isso significa falar a mesma língua, ou seja, perseguir os mesmos objetivos com uma estratégia comum.
Faça também visitas técnicas de modo a sentir melhor os valores dos parceiros que constituem sua cadeia de suprimentos.
4. Seja um bom cliente
Pode estar certo de que seu fornecedor também possui expectativas com relação a você como cliente. Assim, procure conhecer essas expectativas e a comunicação sairá fortalecida, assim como a construção da parceria com seu fornecedor.
Por outro lado, alguns aspectos são quase universais. Desse modo, evite fazer pedidos fora de um planejamento em comum (alinhamento com os fornecedores), demandando urgência no fornecimento.
Discuta o assunto com seu fornecedor quando houver reclamações de clientes sobre o produto.
Ao mesmo tempo, seja pontual nos seus pagamentos. Na ocorrência de qualquer imprevisto que surja, negocie antes evitando surpresas desagradáveis. Também é uma excelente iniciativa desenvolver o hábito, sempre que possível, de informar aos seus fornecedores quando do recebimento dos seus pedidos atendidos.
Com essas dicas você vai incrementar o relacionamento com fornecedores construindo uma parceria onde todos ganham!
Fonte: minaspetro